Fome de poder (estudar)
  • Caio Silva

Fome de poder (estudar)


Saio do trabalho às 18h30. Vou até o estacionamento e pego meu carro. Ligo meu Waze, digo boa noite ao segurança. No caminho, avisto o primeiro ponto de ônibus. O que vejo? Além dos trabalhadores e estudantes, devido à uma reunião que durou a tarde toda, só posso prestar atenção em uma coisa: a foto do famoso Número 1.

Ando mais um pouco. Avisto o segundo ponto de ônibus. Vejo o “Clássico do Dia”. É o Triple Burguer Bacon.

Pego a 23 de maio. No percurso, canteiro central, cores e descritivos do iFood em forma de painéis. Adivinha quem faziam parte do marketing do iFood: os famosos “Arcos Dourados”.

Uma pausa na viagem. Vejam a foto da réplica da primeira loja* desta poderosíssima rede de franquias de fast-food:

Observem o tamanho dos arcos. As cores.

Enfim, o que toda essa foto significa? Coisas grandes e de cores vivas fatalmente serão notadas pelo ser humano. E quanto mais novo o ser humano, a probabilidade de tomar a atenção aumenta.

Aliás, o que a foto do post significa? Que são esses chinelos azuis com os arcos?

Acontece que as metrópoles cresceram. Prédios foram levantados, obras faraônicas foram realizadas. Tem até político usando os mesmos princípios de marketing desta rede para conseguir votos em um passado recente: “foi ele que fez!”. Em São Paulo, tem o Mirante do Vale, o Edifício Itália, o prédio do Banespa, quesito altura. Tem o Monumento às Bandeiras, o Obelisco, o Monumento da Independência, quesito grandes obras.

Portanto, os pontos de contato são tão ou mais importantes que "apenas" as grandes obras.

Do que estamos falando, afinal?

Você conhece o padrão e as especificidades de consumo da família de seu cliente? Será que ela prioriza o transporte próprio? Financiado? Mora de aluguel? O que costuma beber além de água?

Com base no perfil dos alunos de cada universidade, é possível entender o que a família consome e nos fazer a pergunta: por que deveríamos estar participando mais ativamente do dia a dia desta família?

Por uma razão simples: precisamos despertar na família e na criança o desejo de participar de uma sala de aula. Que podemos sugerir, de forma semelhante, pontos de contato para estimular a fome de estudar.

A família de um aluno do Rio de Janeiro consome 218% a mais do que uma família da Paraíba em TV/Internet/Telefone/Celular**.

No Maranhão, considerando a ingestão de sólidos e líquidos, a alimentação da família é a que menos se baseia em líquidos.

No Amazonas, de 100% da despesa das famílias, qual porcentagem você imagina que se gasta com a posse de veículo próprio? E que tipo de veículo?

Se você fosse montar uma cesta com 10 alimentos para o seu aluno, que alimentos priorizaria?

E se fosse montar uma parceria, com que tipo de produto ou... Ah, só um momento. Tem uma fila aqui e preciso fazer meu pedido no Drive-Thru...

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*Primeira loja pós implantação do sistema de franquias.

**Perfil de consumo desenhado com base em dados de alunos matriculados e respectivas famílias. Fontes: IBGE e Inep.

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