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9º ano e os impactos no Ensino Superior do Rio Grande do Sul

Atualizado: 12 de Dez de 2019


Uma mudança proposta pelo Ministério da Educação em 2006, por meio de uma nova Lei Federal, vem causando impacto não só nas instituições de Ensino Fundamental e Médio como nas universidades do Rio Grande do Sul.

Em 2016, milhares de alunos da rede particular e Estado ingressaram pela primeira vez no 9º ano. Isso ocorreu porque, a partir dos decretos 11.114/2005 e 11.274/2006, a maioria das escolas aderiram a duração do ciclo de Educação Fundamental de nove anos ao invés de oito.

A medida estipulou que todas as escolas, tanto públicas quanto particulares, deveriam aderir ao novo modelo até 2010, com matrícula a partir dos seis anos, e não mais dos sete. A idade da chegada ao Ensino Médio permaneceria a mesma, 15 anos, mas os alunos do novo sistema terão um ano a mais de preparação.

O diferencial do Estado do Rio Grande do Sul foi que, o processo de adequação às leis foi concluído apenas em 2016. Desta maneira, as escolas não tiveram o 1º ano do Ensino Médio, já que os alunos do 8º ano foram para o 9º.

Por conta da adequação tardia, foram criadas lacunas de salas de aula no Ensino Médio. Consequentemente, os professores que atuariam nessas turmas tiveram suas cargas horárias reduzidas.

Em 2019

A proposta de um Ensino Fundamental de nove anos, começou efetivamente há cerca de uma década no país. No Rio Grande do Sul a Educação Básica teve um sobressalto em 2018, quando muitas escolas privadas ficaram sem turmas do 3º ano do Ensino Médio, assim como já ficaram sem turmas de 1º e 2º ano em 2016 e 2017 respectivamente.

A diferença deste ano para os anteriores é que, esta lacuna traz reflexos nas instituições de Ensino Superior e nos cursos que se dedicam à preparação para vestibulares, os famosos “cursinhos”.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) estima queda de 70% na participação de estudantes que concluíram o Ensino Médio na hora de prestar os vestibulares.

Os outros 30% devem ser garantidos pela participação de alunos de escolas públicas, cuja implantação do 9º ano ocorreu em conjunto à manutenção do Ensino Fundamental com oito anos.

Outros impactos

Atualmente, no Rio Grande do Sul pode-se observar impactos em todos os níveis da Educação (da Educação Infantil ao Ensino Médio) seguindo uma tendência que já é registrada ano a ano.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), nas escolas estaduais gaúchas, o número de matrículas teve uma redução de 5,42% em um ano, passando de 930.616 em 2017 para 880.168 em 2018. Os números fazem parte do Censo Escolar da Educação Básica 2018.

Segundo ainda a mesma pesquisa, foram fechadas 37 escolas no estado de 2017 para 2018. Seguindo a mesma tendência, o mesmo com as turmas em cinco anos, de 2014 para 2018, havendo redução de 11,7%.

Há ainda um outro fator. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) atribui os números, em parte, à queda na taxa de natalidade e ao crescimento vegetativo negativo na maior parte das regiões do Rio Grande do Sul.

A InovaMo

Pensando em auxiliar em problemas como esses, a empresa InovaMo, especializada em aplicar soluções no mercado de educação, através de seu expertise e ferramentas, oferece algumas soluções.

A retenção de alunos, por exemplo, pode ser potencializada com a Inteligência Artificial. Para combate à evasão, a InovaMo constrói algoritmos que possibilitam prever quais alunos possuem alta probabilidade de desistência do curso e auxilia na adoção de estratégias mais assertivas para a retenção desses clientes.

Além de evitar a evasão, uma outra opção para as instituições de ensino do Rio Grande do Sul é trabalhar na captação de novos alunos. A InovaMo destaca duas frentes:

  1. Melhorar as campanhas de marketing on-line, buscando ser mais assertivo na penetração de ofertas ao público jovem;

  2. Ajustes nos processos de acionamento dos clientes que já estarão participando do processo seletivo, permitindo o desenho de ofertas com maior sinergia com as necessidades dos novos alunos entrantes.

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