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Há uma fórmula para resolver o problema da evasão universitária?


Autor: Miro Severiano Silva


Começo respondendo que ainda não temos essa fórmula mágica nem teremos uma fórmula para resolver um problema dessa natureza porque, neste tema, estamos lidando com o comportamento humano com variáveis econômica, sociais e psicológicas. Com a mudança constante de hábitos, costumes e cultura, essa fórmula somente duraria alguns meses.


Além disso, cada instituição educacional tem suas peculiaridades determinadas por sua missão, cultura, princípios e valores. Desse modo, não podemos ter uma solução única que possa servir a todas.


Segundo Paulo Freire, quem nasceu para ensinar, nunca deve parar de aprender. Na esteira desse pensamento, devemos aprender com quem já fez e está obtendo sucesso.


No livro “College Student Retention”, de Alan Seidman, página 267, ele desenvolve um plano de ações, com base na sua fórmula de retenção, que poderá ser adaptada para nossas instituições de ensino com grande possibilidade de êxito.


A fórmula consiste em: RET = E (ID)+(E+IN+C)(IV); sendo RET=retenção, E(ID) identificação antecipada do problema ou logo no começo, E igual a antecipada, IN igual a intensa e C igual a contínua e finalmente IV igual a intervenção.


Resumidamente a fórmula determina que devemos identificar o problema do aluno no início de sua jornada acadêmica, elaborar programas de intervenção desde o início que sejam intensos e contínuos.


Fazendo uma adaptação para nossa realidade, quando recebemos o aluno legitimado pelo processo seletivo, conseguimos detectar, por meio de seu desempenho nas disciplinas avaliadas no vestibular, o nível de suas habilidades e competências em determinadas matérias. A partir desse momento, devemos elaborar programas compatíveis com a necessidade daquele aluno. Esses programas precisam ser oportunos, ter a intensidade pontuada por avaliações constantes e também tem que ter continuidade para que o aluno atinja o rendimento acadêmico ideal de modo a não ser prejudicado no andamento normal das disciplinas inerentes a seu curso de graduação por ele escolhido.


Parece tudo fácil e muito óbvio, entretanto, será que nossas instituições estão preparadas para escalar parte de seu corpo docente para assumir a responsabilidade por esses programas? Será que a instituição tem espaço físico para tal ou desenvolvimento tecnológico para oferecer esse nivelamento de conteúdo por meio de EAD, aproveitando para desenvolver as técnicas do “blended learning” e da sala de aula invertida?


Pesquisas em instituições americanas já comprovaram a eficácia da fórmula do professor Alan Seidman e acredito piamente que a aplicação dessas ações e cuidados na recepção de nossos calouros poderão produzir índices de retenção crescentes e evasão decrescente.


Bom trabalho e sucesso na retenção de nossos alunos para que alguns que ficariam pelo caminho tenham a oportunidade de obter a tão sonhada titulação e, como consequência, transformem suas vidas e de seus familiares.


Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/h%C3%A1-uma-f%C3%B3rmula-para-resolver-o-problema-da-evas%C3%A3o-silva/


Autor: Miro Severiano Silva

"Quem nasceu para ensinar, nunca deve parar de aprender."​ Paulo Freire. Considerando as sábias palavras do sábio educador, desafio-me a cada dia na busca de alternativas para transformar a vida das pessoas. A Educação é a chave!!!


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