© 2017-2019 INOVAMO - Construindo decisões inovadoras

Além do tema da redação e provas finais

December 14, 2017

Em tempos de fim de ano, os assuntos mais discutidos no setor de educação são o tema da redação do Enem e as cruéis provas finais dos graduandos. Como estes dois assuntos já estão para lá de batidos, nossa proposta foi investigar e apontar, porém, algumas curiosidades acerca de outros aspectos.

 

A wordcloud montada excepcionalmente para este post mostra as palavras e as figuras mais faladas do momento no setor. Vamos lá!

 

 

1º As universidades estão de olho nas redes sociais

 

Das entidades ligadas ao setor que abriram espaço para conversas, 79% delas têm posts relacionados no Twitter; deste percentual, 54% interage de alguma forma (respostas, campanhas, notícias) e, por fim, metade delas interage diretamente com usuários, respondendo solicitações, tirando dúvidas ou simplesmente comentando sobre o que seus alunos ou futuros alunos postam na rede social.

 

 

2º Sobre o que realmente os alunos querem ou passam

 

Tratamentos iguais. Se a universidade diz que o aluno precisa cumprir com os prazos de trabalhos e aulas, os demais colaboradores da universidade devem também cumprir com os prazos. Um exemplo bastante citado é a divulgação das notas pelos professores fora dos prazos acordados.

 

Agilidade na confecção dos acessos. Alunos alegam que cumprem os requisitos para adquirirem o cartão de acesso à universidade, porém isso não acontece na velocidade esperada por eles. Passar no vestibular é um desafio, e passar na catraca também o parecer ser.

 

Professores com habilidade em conteúdos digitais. Estudantes de hoje (78% abaixo de 29 anos) encaram com mais naturalidade um mundo voltado para o digital, e assim esperam o mesmo do corpo docente.

 

Parcimônia na comunicação. Universidades que exageram na quantidade de informação para aluno costumam ser atacadas na rede social com adjetivos, digamos assim, não muito positivos (palavrões mesmo!).

 

Orgulho em entrar na universidade. Selfies e tweets são uma boa forma de expor para todos que você se tornou um estudante de nível superior. Esqueçam as comemorações apenas em família.

 

 

3º Uma oportunidade

 

A mensalidade ainda é o ponto de maior descontentamento falado pelos alunos. Surpresas nos aumentos e busca por bolsas e descontos são pontos muito citados.

 

 

4º Um ponto positivo

 

As relações sociais não se limitam mais ao campo físico. As atividades comuns aos estudantes de uma universidade ou campus como olimpíadas e provas já são realidade na web. Hashtags, checkins, encontros e fotos são muito frequentes.

 

 

Mais curiosidades...

 

Hoje existe uma interação prévia entre os candidatos para fazer os vestibulares. Antigamente, como o fluxo de informação era menor e mais lento, era difícil saber quem estaria na mesma classe fazendo as provas. Hoje, é possível fazer relacionamentos antes mesmo do dia da prova!

 

Falta de persistência é uma característica notada. Beber e ficar de ressaca, aumento de mensalidade, familiar esquecendo de acordar o vestibulando e até tutoriais de maquiagem são motivos alegados para o aluno não ir bem ou simplesmente não fazer a prova!

 

Ambientes muito usados para observações e relacionamentos de caráter pessoal (mais especificamente amoroso). Impressionante a quantidade de comentários sobre o assunto. Desde elogios em massa até sobre algum vestibulando específico.

 

 

Moral da história

 

Como produtos dos pontos anteriores, acreditamos que são cinco os principais que podem ajudar as universidades a melhorarem sensivelmente o ensino, vendo pelo lado da relação que deve ser estabelecida com seus alunos.

  • As informações estão disponíveis em rede social e podem ser usadas a favor da universidade;

  • Criar um ambiente que transforme as informações em dados úteis;

  • Experiências (boas e ruins) devem entrar nas pautas das equipes para discussão e tomada de decisões;

  • Educar pelo exemplo;

  • Acompanhar as tendências tecnológicas.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe quantos alunos prestam o Enem, mas não se matriculam em nenhuma Universidade?

November 15, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo