© 2017-2019 INOVAMO - Construindo decisões inovadoras

Programa de mentoria, saiba por quê pode te ajudar

March 7, 2018

 

 

Em janeiro deste ano encerramos nossa participação como uma empresa mentorada no programa SP Stars. Este projeto foi criado pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com Ecossistema de Startups também desta cidade e tem como objetivo oferecer mentorias com os profissionais mais qualificados do mercado e buscando auxiliar as empresas em estágios iniciais nas suas necessidades alvo.

Começar uma empresa gera uma série de dúvidas e cria incertezas que trazem muita insegurança ao empreendedor. É muito comum que empreendedores desistam de seus objetivos ao encontrar todas essas dificuldades. Para nós da InovaMo as dificuldades não têm sido diferentes, mas já estávamos preparados para perseverar. Iniciamos com o projeto objetivando levar nossa expertise em análise de dados para universidades do Brasil e combater dois indicadores do cenário de educação superior nesse país, que muito nos desagradam:

I. De acordo com o Censo da Educação Superior 2016, divulgado pelo INEP, apenas 18,1% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos se matriculam no ensino superior;

II. Um em cada quatro alunos evadem o ensino, conforme o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017 da SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior).

Buscamos conteúdos dos mais diversos para nos servir como material de apoio para a criação da empresa, livros, cursos, vídeos, palestras, etc. Faço questão de passar a minha experiência pessoal. Quanto mais conteúdo eu encontrava, mais desesperado ficava. Ao invés de encontrar respostas, surgiam dezenas de novas dúvidas, Business Model Generation, Canvas, TAM (Total Available Market), SAM (Sample Available Market), TM (Target Market), MVP (Minimum Viable Product), Pivotar, Inbound Marketing, Outbound Marketing e assim por diante, quando queríamos apenas começar a vender. A dedicação em todo material que encontramos foi e continua sendo essencial para o nosso desenvolvimento. É uma evolução com aprendizados em curvas extremamente inclinadas. A cada dia, uma nova enxurrada de conhecimento.

Ainda assim, mesmo após muita leitura e estudo, não encontrávamos algumas respostas. Precisávamos encontrar algo mais customizado ao nosso negócio. Começamos a buscar uma solução para resolver esse problema e foi aí que encontramos o programa de mentoria SP Stars. Era tudo muito novo para nós e não tínhamos vergonha de dizer que não sabíamos o que era um programa de mentoria e nem como funcionava. Após estudar mais sobre o SP Stars e entender o que necessitávamos, concluímos: “Precisamos participar deste programa, pois ele nos ajudará a encontrar algumas respostas.”

Através de encontros mensais, o time SP Stars mapeia a necessidade de cada empresa participante do programa e utilizando sua rede de contatos, buscam os melhores profissionais do mercado que poderão ajudar as Startups com uma orientação mais assertiva. Para nós da InovaMo essa experiência foi fundamental, pois além de criarmos uma rede contatos excepcional (executivos C-Level, empreendedores, investidores, etc), entendíamos quais eram as próximas etapas a serem cumpridas.

 

Sessão de Mentoria - SP Stars - Data: 25/10/2017 - Local: Nubank


Em uma Startup tudo ocorre em um ritmo muito acelerado e é comum não observar a evolução da curva de aprendizado. Relato um fato que marcou essa passagem para a InovaMo. Em um dos encontros, encontrei o Michel Porcino (líder do SP Stars), que de uma forma muito alegre nos disse: “Fiquei muito feliz com a descrição da empresa que vocês nos enviaram”. Pode parecer algo simples, mas para uma Startup, conseguir definir o que você faz em uma frase, não é fácil. O elogio veio justamente daí. Após alguns encontros conseguimos sintetizar em uma frase o que fazemos: “InovaMo – Construímos inteligência artificial que auxilia universidades a melhorar a evasão, inadimplência e captação”. Este é apenas um pequeno exemplo da evolução na construção da sua empresa.

Para nós, ter participado desse programa foi uma honra e, podemos dizer, essencial para a nossa evolução. Nesse momento estamos avaliando outras oportunidades para continuarmos subindo nessa curva de aprendizado. Se eu pudesse deixar uma mensagem para um empreendedor em estágio inicial sobre a mentoria é: não deixe de participar de um programa como o SP Stars. Em muitos momentos podemos achar que encontraremos a solução para todos os problemas, o que de fato pode ser verdade, mas uma orientação de um profissional que já passou por essa etapa, pode reduzir esse caminho.

 

Sessão de Mentoria - SP Stars - Data: 25/09/2017 - Local: Bar Salve Jorge

 

Sessão de Mentoria - SP Stars - Data: 30/08/2017 - Local: VivaReal

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe quantos alunos prestam o Enem, mas não se matriculam em nenhuma Universidade?

November 15, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo