© 2017-2019 INOVAMO - Construindo decisões inovadoras

Você já viu essa imagem antes?

August 8, 2018

Há alguns meses publiquei um artigo onde trouxe à tona questionamentos que considero importante fazermos a educação. Como referência para essa crítica, escolhi 10 TED Talks dentre dezenas que assisti, que na minha opinião, provocam o Status Quo na educação e nos fazem pensar melhor sobre o assunto. Caso tenha interesse em ler esse artigo, clique aqui.

 

Este tema é muito latente para nós na InovaMo e foi um dos pilares para a nossa escolha dentre os setores que poderíamos atuar. Por enxergar que muito pode ser feito e por acreditarmos que esse seja um propulsor indispensável para o desenvolvimento de um país, a InovaMo dedica-se desde a sua fundação na busca de soluções que possam agregar valor ao segmento.

 

Estamos muito habituados a utilizar dados em tomadas de decisão no segmento de bancos e financeiras, onde essa prática é muito difundida e observamos que o setor educacional está evoluindo nesse caminho também. A InovaMo vem desenvolvendo produtos e soluções com esse viés, ainda mais em tempos onde é muito comum ouvirmos falar sobre Big Data, Inteligência Artificial, IOT (Internet das Coisas), Aprendizado das Máquinas, etc.

 

Após muitas conversas com instituições do ensino superior foi possível observar o interesse no tema, porém há carência na geração e utilização de dados. Era muito comum ouvirmos algumas instituições nos confessarem a baixa acurácia de dados de registro frequência, quando falávamos de soluções de Inteligência Artificial para evasão. Os motivos eram os mais diversos, nem todos os professores realizam a chamada da forma correta, demora para sensibilização dos dados em sistema, dispêndio de tempo excessivo para esse processo, etc.

 

Alguns motivos eram mais presentes do que outros de instituição para instituição, mas um ponto era unânime, ausência de assertividade na identificação de quais alunos abandonam seus cursos durante o semestre. A evasão é constatada somente no momento da rematrícula, sendo prejudicial para qualquer ação preventiva para retenção.

 

Com este problema em mente, a InovaMo voltou para dentro de casa e desenvolveu uma solução disruptiva com benefícios diversos, mas principalmente gerando dados que poderão ser trabalhados e utilizados das formas mais ricas possíveis dentro do mundo Big Data. Em resumo, a solução permite que alunos realizem o registro da frequência com alto nível de assertividade, através de seus próprios celulares e sem precisar do dispêndio do tempo de aula do professor.

 

Enxergamos muitos benefícios, mas gostaria de destacar alguns a seguir.

  • Armazenamento de dados muito valiosos

  • Identificação da evasão de alunos de forma rápida

  • Alunos acompanham as frequências na palma da mão

  • Engajamento dos alunos em um App da faculdade

  • IES controla de forma mais assertiva a frequência

  • Professores e alunos aproveitam melhor o tempo da aula

  • Comunicação direta com os alunos e professores

  • Atualizações cadastrais de forma simplificada

  • Captação de dados para prever alunos que vão evadir

 

Se tiver interesse em conhecer melhor a solução, estamos sempre abertos para apresentações - contato@inovamo.com.br.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe quantos alunos prestam o Enem, mas não se matriculam em nenhuma Universidade?

November 15, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo