© 2017-2019 INOVAMO - Construindo decisões inovadoras

5 ações de impacto para sua Universidade ainda em 2019

May 3, 2019

Depois de uma pesquisa realizada junto a Instituições de Ensino Superior e, conectando-a às inúmeras iniciativas globais de soluções voltadas para o segmento, selecionamos aqui 5 grandes ações que podem ajudá-las nos resultados ainda no ano de 2019.

 

Cuide bem de suas ações de Marketing


Muitas vezes, na ânsia de repetir resultados de sucesso do passado com antecedência, atropelamos a vontade do aluno. Ligações, e-mails, SMSs em quantidade excessiva podem frustrar suas campanhas.


O aluno entende isso. Muitas vezes, o que acontece é que o aluno sabe que vai iniciar o ciclo de captação com alguma ou nenhuma bolsa. E no final do ciclo, aparecem as estratégias de "até 100%" de desconto para ele. Aqui vai uma citação de um cliente: “Não há porque o aluno se desesperar”.


Olhar para as ações de marketing da empresa, questioná-las, e ter as seguintes respostas para as perguntas: “Qual conjunto de palavras devo investir como campanha no Google?”, “Para quais perfis eu devo subir meu link patrocinado?”, “Vale a pena gastar uma ligação com 10, 100 ou 1.000 prospects?” vão ajudar você a ser mais eficiente.

 

Invista em ferramentas que desonerem sua operação


No mercado, há hoje diversas iniciativas que ajudam nos processos da Universidade: facilitam para aluno, professor, secretaria e direção, além de oferecerem, em geral, benefícios adicionais.


Correções de prova, lançamentos de nota e frequências no sistema, agenda facilitada, comunicações entre IES e aluno, atendimento via chatbots já podem ser realidade para sua instituição.


Aplique uma parte do orçamento para essas iniciativas. Priorize aquelas que tenham um potencial de enxugar custos, gerar receita e até evitar perdas de receita no meio do semestre.


Saiba como as IES estão resolvendo o desafio da frequência

 

Olhe para sua carteira ativa


Devido à mudança do cenário nos últimos anos, cerca de 80% das IES alegam que tem problemas com a captação, porém têm uma enorme vontade de trazer para dentro iniciativas que evitam a perda de alunos. É hora de virar a chave.


A maioria das IES pode alocar uma parte de seu orçamento para novas iniciativas na parte de retenção. Você já fez alguma avaliação das iniciativas de captação que trazem resultados em 2 ou 3 anos, ao invés do curto prazo?


Proponho aqui um desafio: calcule a frequência de seus alunos de um semestre completo e publique aqui. Ela reflete a realidade? Se sim, essa realidade conversa com a evasão observada? Compartilhe conosco sua experiência.

 

Antene-se às tendências e implemente pelo menos uma delas


Um relatório da Gartner destacou 10 principais tendências que vão impactar o setor no ano de 2019. Separamos 3: Inteligência Artificial, Análise Preditiva e a Nugde Tech. Todas elas possuem os pilares de tecnologia, dados e estatística.


Você investe em captação e análise de dados para sacar qual aluno tem mais valor na entrada ou no meio do curso, para ajustar sua estratégia de acordo com esses insights?


Você quer saber quantos alunos vão evadir durante o semestre ou somente na rematrícula? Analytics o ajudará a entender o comportamento do seu cliente e consequentemente a sua permanência.


Quantas interações entre alunos-professores-IES acontecem diariamente e são ignoradas? Quantos desses dados você quer ter amanhã em mãos?

 

 

Interessado em aplicar Inteligência Artificial em sua Instituição? Conheça uma boa iniciativa aqui

 

Matéria de referência sobre relatório Gartner: https://cio.com.br/as-10-principais-tendencias-tecnologicas-para-faculdades-em-2019/

 

Utilize as novas capacidades de aplicação em TI


A cada minuto que passa uma nova Startup resolve uma dor sua, mesmo que seja ainda de forma isolada, porém são soluções acompanhadas de diversos benefícios. É impossível os sistemas atuais comportarem sozinhos todas essas novas soluções.


Já ouviu falar em API, correto? É quase que como uma máquina prestes a responder suas maiores dúvidas de bate-pronto, na forma e na periodicidade que você quiser.


Algo que vêm crescendo muito em qualquer setor é o consumo de informação e inteligência através de uma camada dessas APIs. Os sistemas tradicionais existentes não foram pensados em fazer rápidas implementações para absorver novas fontes e iniciativas. Os problemas são dinâmicos, as soluções mais ainda e o sistema costuma ser estático.


Se você precisa saber alguma informação diferente do que o sistema é capaz de fornecer ou calcular, é possível utilizar as APIs que geralmente vêm acompanhadas de suas documentações para os propósitos que você deseja, com controle de acessos e tudo.

 

Como vimos, há muita coisa legal para fazer. As Edtechs vêm aí e vão tomar corpo e formas numa velocidade maior do que estamos acostumados a ver.

 

Você pretende começar por onde?

 

InovaMo, pioneira em levar analytics para o setor de Educação, especialmente para o Ensino Superior. Vencedora do prêmio Digital Transformation Lab (DTL)/Hackathon promovido pela Microsoft ao Grupo Ânima e uma das finalistas para o Demo Day da WeWork Labs. Primeira e única parceira sobre Big Data da maior organização das Instituições de Ensino Superior do Brasil.

 

Especialista em levantar insights, fazer previsões e empoderar os clientes com suas aplicações tecnológicas.

 

Seus dados estão dizendo algo sobre você. A gente te ajuda! Clique aqui para receber novas comunicações da InovaMo.

 

Acesse aqui entenda melhor sobre os produtos da InovaMo.

 

  • Inteligência Artificial: algoritmos capazes de prever eventos antes de ocorrerem para Evasão, Captação e Inadimplência. Desta forma, torna-se possível adotar estratégias preventivas e melhorar os indicadores. 
     

  • Presença Digital: Solução em que o processo de chamada é simplificado, pois os alunos registram a frequência através dos próprios celulares. Esta é uma excelente ferramenta de fidelização, pois trabalha o engajamento dos alunos para as aulas presenciais, bem como gerador de dados comportamentais e facilitador do processo de registro de presença, etc.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe quantos alunos prestam o Enem, mas não se matriculam em nenhuma Universidade?

November 15, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes