© 2017-2019 INOVAMO - Construindo decisões inovadoras

Prouni: uma visão para todos

June 26, 2019

 

Com a intenção de conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em cursos de graduação em instituições de Ensino Superior Privado, o Governo brasileiro criou em 2005 o Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni. A ideia do programa veio em 2004 a partir do Projeto de Lei 3.582/2004, sendo aprovado pelo Congresso Nacional. Desde então, o Prouni atendeu mais de 3,6 milhões de estudantes.

 

Para o processo seletivo do segundo semestre deste ano, foram inscritos 417.102 no programa e 797.615 inscrições para se candidatar  às vagas (cada candidato pode eleger até duas opções de curso), segundo dados do MEC.

 

Ainda de acordo com o levantamento, o Prouni concederá 169.226 bolsas de estudos, sendo 68.087 integrais e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

 

 

Modalidades

 

As bolsas concedidas pelo programa estão divididas em algumas modalidades. Para o segundo semestre de 2019 foram disponibilizadas 24,7% das vagas para cursos a distância; 22,9% para presencial matutino; 46,3% para presencial noturno; 1,5% para presencial integral e 4,6% para presencial vespertino.

 

 

Cursos com mais bolsas

 

Assim como no Sisu, um programa criado pelo governo em que os estudantes se inscrevem nas IES e utilizam a nota do ENEM como forma de substituição do vestibular, administração é o curso com a maior oferta de vagas no Prouni. São 17.004 bolsas oferecidas na edição do segundo semestre de 2019.

 

Lista com os 10 cursos com maior número de vagas em forma de bolsas de estudo

 

1. Administração: 17.004

2. Pedagogia: 13.387

3. Ciências contábeis: 10.817

4. Direito: 10.719

5. Educação física: 7.339

6. Enfermagem: 6.410

7. Engenharia civil: 5.712

8. Gestão de recursos humanos: 5.432

9. Psicologia: 5.398

10. Engenharia de produção: 4.236

 

Funcionamento do Prouni para as IES

 

Para as Instituições de Ensino Superior, o Prouni vem como um benefício tributário. Segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, o Governo Federal não inclui o Prouni dentro do orçamento anual, pois não repassa o valor da mensalidade para as universidades privadas, mas sim, uma redução dos impostos a serem pagos à União.

 

No final do mês de abril, o governo anunciou um contingenciamento para setor da educação. Seguindo a lógica de funcionamento de repasses, o Prouni não está incluso na redução, já que não está diretamente ligado ao uso de recursos públicos.

 

Quem pode participar

 

Para poder se inscrever no Prouni o estudante deve participar do Enem, tirando nota mínima de 450 pontos na prova, não zerar a redação e não ter diploma de ensino superior.

 

Entre outras exigências, o candidato deve ainda se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública;

  • Ter cursado o ensino médio em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;

  • Ter alguma deficiência; ou

  • Ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

 

Para participar é preciso se enquadrar em alguns critérios de renda:

  • Bolsas integrais: renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;

  • Bolsas parciais (50% da mensalidade coberta): renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Cronograma 2019 - 2º Semestre

 

A seguir, confira a tabela do cronograma 2019 para o Prouni. Não é habitual do governo realizar mudanças no calendário, portanto, fique atento aos prazos estipulados.

 

 

InovaMo, pioneira em levar analytics para o setor de Educação, especialmente para o Ensino Superior. Vencedora do prêmio Digital Transformation Lab (DTL)/Hackathon promovido pela Microsoft ao Grupo Ânima. Primeira e única parceira sobre Big Data da maior organização das Instituições de Ensino Superior do Brasil.

 

Especialista em levantar insights, fazer previsões e empoderar os clientes com suas aplicações tecnológicas.

 

Seus dados estão dizendo algo sobre você. A gente te ajuda! Clique aqui para receber novas comunicações da InovaMo.

 

Acesse aqui entenda melhor sobre os produtos da InovaMo.

 

  • Inteligência Artificial: algoritmos capazes de prever eventos antes de ocorrerem para Evasão, Captação e Inadimplência. Desta forma, torna-se possível adotar estratégias preventivas e melhorar os indicadores. 
     

  • Presença DigitalSolução em que o processo de chamada é simplificado, pois os alunos registram a frequência através dos próprios celulares. Esta é uma excelente ferramenta de fidelização, pois trabalha o engajamento dos alunos para as aulas presenciais, bem como gerador de dados comportamentais e facilitador do processo de registro de presença, etc.


 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe quantos alunos prestam o Enem, mas não se matriculam em nenhuma Universidade?

November 15, 2019

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo