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Após 15 anos, Enade pode divulgar nomes de melhores alunos

October 28, 2019

O Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, surgiu em 2004 para substituir o Exame Nacional de Cursos. Essa prova tem como objetivo avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

O Enade é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e integra Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

 

Aplicação dos resultados

 

O Enade é realizado em duas fases. A primeira é a aplicação de um questionário respondido pelos alunos de forma online e a segunda fase é a aplicação de uma prova presencial.  Os resultados das duas avaliações dão origem aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

 

Esses indicadores são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Esses dados expressam o perfil de ensino aplicado dentro das universidades. 

 

Punição aos estudantes

 

No começo de outubro, durante coletiva para divulgar os resultados do exame em 2018, o ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que a pasta estuda formas de advertir aos estudantes que obtiverem baixo desempenho no Enade. 

 

Atualmente, o exame pune apenas os estudantes que não realizam o exame, impedindo o candidato de colar o grau até participar da avaliação. O ministro propõe a nova regra por alegar que o atual modelo cria condições para que os alunos não levem a sério a prova.

 

Como forma de incentivo a dedicação dos alunos, o ministro e o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, propõem a possibilidade de divulgar os nomes de estudantes com os melhores desempenhos no Enade. A intenção é tornar público apenas os nomes daqueles que acertarem mais de 60% da prova, não sendo divulgada a nota especificamente.

 

Resultados 2018

 

Na edição de 2018 só 3% dos cursos de faculdades privadas atingiram o conceito máximo do Enade. Nas instituições públicas a taxa é de 20%. O cálculo considera 7.259  instituições particulares com ou sem fins lucrativos e 17 cursos de instituições especiais (que são estaduais ou municipais, mas não são gratuitas, e contaram com 807 estudantes no exame).

 

Já as instituições públicas somam 1.244 cursos de universidades e institutos gratuitos das redes federal, estaduais e municipais. Dentro dos 8.520 cursos analisados, menos de 6% deles tiveram nota 5, percentual semelhante ao registrado nos cursos avaliados em 2017. De acordo com o Inep, outros 301 cursos ficaram sem conceito no Enade 2018.

 

Prova 2019

 

Em 2019, o exame será aplicado no dia 24 de novembro, com início às 13h30, no horário de Brasília. Este ano, serão avaliados 23 cursos de bacharel e seis tecnológicos, que só serão reavaliados daqui três anos. 

 

Confira a listagem abaixo com os cursos que serão avaliados em 2019:

 

Bacharel:

  • Agronomia;

  • Arquitetura e Urbanismo;

  • Biomedicina;

  • Educação Física;

  • Enfermagem;

  • Engenharia Ambiental;

  • Engenharia Civil;

  • Engenharia de Alimentos;

  • Engenharia de Computação;

  • Engenharia de Produção;

  • Engenharia de Controle e Automação;

  • Engenharia Elétrica;

  • Engenharia Florestal;

  • Engenharia Mecânica;

  • Engenharia Química;

  • Farmácia;

  • Fisioterapia;

  • Fonoaudiologia;

  • Medicina;

  • Medicina Veterinária;

  • Nutrição;

  • Odontologia;

  • Zootecnia.

 

Tecnológico:

  • Tecnologia em Agronegócio;

  • Tecnologia em Estética e Cosmética;

  • Tecnologia em Gestão Ambiental;

  • Tecnologia em Gestão Hospitalar;

  • Tecnologia em Radiologia;

  • Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Histórico

 

O Exame Nacional de Cursos foi criado em 1996, que tinha como função avaliar os cursos de graduação do Ensino Superior do Brasil e ranquear as instituições exigindo a qualificação das piores avaliadas com medidas como a contratação de mestres e doutores, melhorias em instalações de laboratórios e bibliotecas, entre outros. 

 

As edições foram realizadas pelo Inep. Se houvesse reincidência de um curso nas piores classificações do exame isso poderia ocasionar seu fechamento pelo MEC.

 

Em 2004, o exame foi substituído pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

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